Bem vindo ao site de contabilidade da Barros Assessoria Contábil Jurídica

Área do Cliente

Área do administrador
Acompanhe-nos

5 livros essenciais para gestão de pessoas

Uma boa equipe é imprescindível para a empresa triunfar.

Uma boa equipe é imprescindível para a empresa triunfar. Poucos pontos são tão determinantes para o desempenho de uma companhia como a competência dos seus colaboradores. Saber como gerenciá-los a fim de que se desenvolvam e contribuam positivamente para o negócio é determinante. Essa tarefa exige cuidado, acompanhamento constante e bastante conhecimento, principalmente com as demandas criadas pela entrada das novas gerações e da tecnologia no mercado de trabalho.

Empreendedores e profissionais de recursos humanos devem sempre buscar novos entendimentos sobre o setor. Para auxiliá-los nessa missão, Guilherme Mendes, CEO do 12min, aplicativo que condensa os pontos mais importantes dos livros de não-ficção em leituras curtas em áudio e texto, preparou uma lista com 5 obras essenciais para gestão de pessoas. Confira:

Administração de Alta Performance, de Andrew Grove

O caminho para desenvolver os colaboradores de uma empresa e torná-los produtivos e motivados é extenso, mas não precisa ser tortuoso. Neste livro, o ex-presidente da Intel, Andrew Grove, narra o que fazer para que o processo de seleção seja assertivo e a entrega da equipe, positiva. De quebra, o autor evidencia o conceito de OKR, como montar uma linha de produção, reter seus talentos e remunerar justamente os funcionários.

Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman

O best-seller escrito pelo ultra-premiado economista Daniel Kahneman perpassa por medicina, engenharia e ciência comportamental para falar sobre a tomada de decisões. Entender como as nossas atividades mentais são influenciadas e o papel da intuição nesse processo é útil para analisar as atitudes, motivações e anseios dos colaboradores de um negócio e, a partir disso, incentivá-los a usar essas emoções positivamente.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos é pouco provável que você não conheça esta obra. Leitura quase obrigatória para quem trabalha com pessoas, o livro fala sobre relacionamentos. É uma aula apresentando técnicas práticas, teorias pedagógicas, exemplos reais e atalhos acessíveis sobre a arte envolvida nos tratos interpessoais e a importância disso para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Princípios, de Ray Dalio

Toda a experiência de uma das pessoas mais influentes do mundo dos investimentos é apresentada neste livro. O autor compartilha técnicas e dicas práticas para ajudar empresas e pessoas a alcançarem suas metas. A partir de uma abordagem assertiva e compreensível, a obra traz lições valiosas para tomadas de decisões e como montar uma equipe coesa e eficiente.

Drive, de Daniel H. Pink

O segredo para a motivação e eficiência nas organizações não está nos incentivos, punições ou recompensas financeiras, mas, sim, em três pilares essenciais. É isso que defende Daniel H. Pink, em Drive. Os tópicos, segundo ele, são a necessidade humana de controlar o seu destino, a obrigação de nos tornarmos melhores no que nos interessa e fazer algo que tenha significado para nós e para o mundo. O autor, então, explana quando e como usar esses sentimentos para incentivar a equipe.