Bem vindo ao site de contabilidade da Barros Assessoria Contábil Jurídica

Área do Cliente

Área do administrador
Acompanhe-nos

Relatório aprovado do PLP 108 exclui mudanças na lei do Simples Nacional

O novo relatório na Câmara do 2º projeto de lei que regulamenta a reforma tributária rejeitou as mudanças que o Senado determinou na lei que instituiu o Simples Nacional

O novo relatório na Câmara do 2º projeto de lei que regulamenta a reforma tributária (PLP 108 de 2024) rejeitou as mudanças que o Senado determinou na lei que instituiu o Simples Nacional (LC 123 de 2006). O novo texto foi aprovado na madrugada desta 3ª feira (16.dez.2025).

Eram alguns pontos aprovados na Casa Alta:

  • Regime regular de IBS e CBS (suprimiu-se o art. 87-C) – Senado permitiu aderir a opção em setembro. Novo parecer retirou a determinação.
  • Prazo de pagamento do Microempreendedor Individual (§ 5º, II art. 18-A) – O Senado aprovou que o recolhimento dos tributos nos moldes do Simples pudesse ser feito até o último dia de setembro. O novo relatório prevê que continue o prazo do início do ano-calendário.
  • Pedir exclusão do Simples (§ 1º, inciso I, art. 30 e inciso I, art. 31) – Senadores deixaram que pequenos negócios pudessem sair do regime até 31 de dezembro. Agora, permanece o limite até o último dia útil de janeiro.

Leia abaixo o parecer mais recente do PLP 108: PLP-108-PARECER-22DEZ2025